Visita virtual à Capela Sistina
Que tal visitar uma das maiores obras renascentistas sem sair de casa?
LEIA MAIS
Programação neurolinguística funciona?
Quer saber se o assunto do momento é fato ou fake? Se uma técnica é comprovada pela neurociência ou se é pura enganação? O quadro Neuro ou Neura te ajuda a descobrir. No primeiro episódio: Programação Neurolinguística
LEIA MAIS
Como formamos nossa autoimagem
“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”. Mirando o espelho, a Rainha Má se nutre da própria beleza. Busca nele o eco das impressões que tem sobre si mesma. Embora se considere a mais bela, ela busca a validação do outro, mesmo o outro sendo um objeto. Tudo muda quando ela descobre a beleza da Branca de Neve e, inconformada, ameaça matá-la. Começamos aqui uma série sobre autoimagem e autoconceito. Como foi que a Rainha Má chegou até ali? Como ela construiu a ideia de que seria a pessoa mais bela do planeta? E nós, como construímos as impressões e opiniões que temos sobre nós mesmos?
LEIA MAIS
O fantástico caminho da nossa memória
Continuamos com nossa série sobre memória. No texto anterior, aprendemos o que é memória e seus funcionamentos básicos. Agora, vamos falar sobre os processos neurobiológicos. Como nosso cérebro armazena dados?
LEIA MAIS
O papel das experiências no aprendizado
Nos textos anteriores, aprendemos que a memória é o processo de codificação, armazenamento e evocação de experiências e conhecimentos, sendo responsável por unir nosso passado e nosso presente, contribuindo para a construção de um senso de identidade e continuidade. Agora, vamos falar como nosso cotidiano interfere em nossa capacidade de aprender e reter informações.
LEIA MAIS
O maior banco de dados do mundo
Você sabe o que é memória? E qual o papel dela em nosso aprendizado? Vamos falar desse tema nos próximos artigos. Para deixar tudo bem explicado, teremos uma série de quatro capítulos sobre o assunto. Neste primeiro traremos as definições de memória e aprendizagem, além de seus funcionamentos básicos. No segundo falaremos sobre os processos neurobiológicos - sobre como nosso cérebro armazena dados. O terceiro será dedicado a aspectos do dia-a-dia que impactam positiva ou negativamente nossa capacidade de reter informações e habilidades. O último capítulo da série trará estratégias e dicas para você melhorar sua memória e potencializar sua capacidade de aprender. Muito já se estudou sobre o funcionamento da memória. Cientistas e filósofos se debruçaram sobre esse conceito e formularam teorias buscando entender a maneira como os seres humanos e outros animais são capazes de reter e evocar informações sobre as experiências que vivemos em nosso dia a dia. Do ponto de vista fisiológico, a aprendizagem e a memória são resultado de mudanças nos circuitos neurais em função da interação do indivíduo com o ambiente.
LEIA MAIS
Por que nem sempre lembramos dos sonhos?
Durante a nossa série sobre a memória, vale a pena fazermos um paralelo para falarmos dos sonhos. Passamos um terço da vida dormindo e, em uma parte desse período, sonhamos. No entanto, muitas vezes não conseguimos lembrar dos sonhos – e chegamos até a pensar que não sonhamos naquela noite. Em outras situações, até acordamos com algumas imagens em nossa mente, mas, passados alguns segundos, a lembrança vai embora e já não sabemos mais sobre o que era o sonho. Mas estudos já comprovaram que mesmo aquelas pessoas que acreditam não terem sonhado por meses seriam capazes de lembrar das imagens se fossem acordadas no momento certo.
LEIA MAIS
4 dicas para fortalecer a memória e o aprendizado
Até aqui, mostramos o que é memória, como ela funciona e de que maneira nosso cérebro se encarrega de armazenar as informações. No último capítulo da série, vamos dar dicas para melhorar o funcionamento da memória e potencializar nossa capacidade de aprender.
LEIA MAIS
O corpo fala: o que dizemos sem palavras
Sheldon Cooper é um dos mais queridos personagens da série The Big Bang Theory. Uma das características mais marcantes desse excêntrico cientista é sua total falta de traquejo social, comportamento muitas vezes associado à incapacidade de compreender elementos comunicativos implícitos, como ironia e sarcasmo. Por causa dessas dificuldades, Sheldon depende da boa vontade e compreensão dos amigos, que acabam “explicando a piada” quando ele não consegue ler nas entrelinhas.
LEIA MAIS
A neurociência por trás da comunicação
Começamos agora uma nova série em que vamos falar sobre linguagem. Neste momento histórico de pandemia, com muita gente vivendo em isolamento social, as alternativas disponíveis para o intercâmbio pessoal vêm desafiando nossa capacidade comunicativa. Quem não viu uma mensagem enviada por escrito ser mal interpretada porque as palavras não foram suficientes para expressar ironia, ritmo ou afeto?
LEIA MAIS
A HOUSE OF BRAINS COMPANY